DSC_0095.JPG

DSC_0095.JPG

Three Friends Laughing

Three Friends Laughing

Lasting Friendship

Lasting Friendship

DSC_0037.jpg

DSC_0037.jpg

AMVA - História

A Associação de Melhoramentos de Vale de Amoreira (AMVA) foi fundada em Setembro de 1987. Durante alguns anos a actividade desenvolvida baseava-se essencialmente na organização de actividades desportivas.

 

Em 1999 e já com a actual Direcção, iniciou-se a actividade de Ocupação de Tempos Livres (OTL) ocupando os jovens durante as férias escolares, desenvolvendo actividades como, a limpeza das ruas da freguesia, limpeza do ribeiro e rio, entre outros. Ainda durante o ano de 1999, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), foi celebrado um acordo de Programa Ocupacional, em que foi contratada uma senhora que prestava serviços na AMVA e esta prestava voluntariamente o serviço de limpeza das casas dos Idosos mais necessitados. E assim foi até Dezembro de 2000, altura em que foi celebrado um acordo financeiro com a Segurança Social no âmbito da valência de Apoio Domiciliário e com capacidade na altura para 14 Utentes. Nesta valência e até aos dias de hoje, a AMVA, já apoiou cerca de 60 pessoas da freguesia.

 

Em Novembro de 2003 a AMVA candidatou a construção de um Centro de Noite a Fundos Comunitários através da Medida 5.6 do POEFDS, a candidatura foi aprovada em Novembro de 2004, tendo sido dado início ao processo concursal para a construção do Centro de Noite. Em Novembro de 2006 a obra iniciou e em Abril de 2007 ficou concluída. Deu-se início ao processo concursal para o apetrechamento, fase concluída em Setembro de 2007.

 

Em Fevereiro de 2008, a AMVA foi confrontada pela Segurança Social para eventual interesse de alteração de Uso de Centro de Noite para Lar de Idosos, sugestão de imediato aceite pela AMVA e foi dado início ao processo de adaptação física para funcionar como Lar autónomo. As obras de adaptação foram concluídas em Março de 2008 e então começou o pedido de passagem de Licença de Utilização e ao mesmo tempo a AMVA começou a juntar a documentação necessária para celebração de Acordo Financeiro para a valência Lar de Idosos.

 

A capacidade da Estrutura Residencial é de 14 Utentes, existindo uma lista de espera superior a 50 pessoas.

 

Passado um ano da abertura do Lar, a experiência é claramente positiva. E tal resultado só é possível com o empenhamento, dedicação, sacrifício e esforço de todos os que diariamente trabalham para o bem-estar dos nossos estimados Idosos.

 

A AMVA coloca à disposição dos Utentes, várias actividades Ocupacionais e de Reabilitação, totalmente gratuitas, como sejam, Educação Física e Fisioterapia. Além destas actividades, tem celebrado com o IEFP um contrato de estágio profissional na área de Animação Sociocultural, cujo objectivo principal, entre outros, é a promoção do desenvolvimento sociocultural dos Utentes, organização, coordenação e desenvolvimento de actividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo, contribuindo para a promoção da sua qualidade de vida, promovendo o interesse e a iniciativa dos Utentes.

 

A Direcção da AMVA, trabalha diariamente para que esta estrutura seja vista por todos os que a frequentam como uma casa, em que todos os Residentes vivam em família, acompanhados por Colaboradoras com fortes características relacionais, humanas, respeitando TODOS OS DIAS a privacidade, intimidade, personalidade e preferências dos Residentes.

 

 

O lema da Associação de Melhoramentos de Vale de Amoreira:

O Acompanhamento, o Respeito, o Carinho, pelo Idoso, são apenas alguns dos princípios que justificam a existência da Associação de Melhoramentos de Vale de Amoreira.

DSC_0037.jpg
DSC_0037.jpg
DSC_0033.JPG
DSC_0033.JPG
IMG_0872.JPG
IMG_0872.JPG
IMG_0890.JPG
IMG_0890.JPG